Educação e Pedagogia

Pelouro da Educação e Pedagogia

O Pelouro da Educação e Pedagogia tem como principal objetivo a promoção e divulgação de conhecimento médico e científico aos estudantes do Ciclo Básico de Medicina da Universidade dos Açores. Como tal, é pretendida a complementaridade dos seus currículos académicos através da organização de atividades de interesse dos alunos, dando formação extracurricular em áreas científicas de maior relevância na formação individual e que, em muitos casos, não são contempladas no currículo escolar.

Representantes Pelouro da Educação e Pedagogia
Coordenadora Coordenadora Vogal Vogal
 
Ana Rita Ferreira Maria Inês Rocha Beatriz Silva Carina Silveira
Atividades

 

Encomenda dos Kits de Disseção

No âmbito da disciplina de Anatomia do 1º ano, é anualmente realizado um Curso de Disseção no segundo semestre, ministrado pelo Professor Doutor António Bernardes, regente desta unidade curricular. Para tal, é requerido aos alunos a utilização de Kits de Disseção, pelo que, caso desejem, cada um dos participantes poderá adquirir o material recomendado. O NEMA possibilita, então, a encomenda conjunta, com as características e especificidades exigidas pelo docente e a um preço acessível.

 

Tertúlia Clínica de Ginecologia e Obstetrícia

A VIII Tertúlia Clínica, referente à especialidade de Ginecologia/ Obstetrícia, teve lugar no dia 13 de abril de 2015, pelas 18h, no Anfiteatro II do Complexo Científico da Universidade dos Açores. Esta sessão foi dirigida pela Médica Interna de especialidade Dr.ª Maria Inês Raposo, que expôs o trabalho que desenvolve e desenvolveu até atingir a sua atual posição, tendo testemunhado, na primeira pessoa, toda a sua experiência. No final da exposição, houve espaço para a colocação de dúvidas e questões que tenham surgido, tendo-se revelado bastante enriquecedora e interativa.

O objetivo desta apresentação foi informar os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ciclo Básico de Medicina sobre o que os espera futuramente em termos profissionais e académicos, permitindo uma maior tomada de consciência sobre a escolha que terão de fazer ao longo dos próximos anos, assim como os desafios que terão de enfrentar e superar.

 

Realização dos Curtos Estágio de Verão – CEVs

Os CEVs são estágios de observação, com duração de uma semana, que decorrem no período das Férias de Verão. Têm lugar num serviço hospitalar selecionado pelo aluno que se candidata, sendo sujeito a uma seleção por parte da instituição. Estes estágios têm como principal finalidade proporcionar ao aluno a oportunidade de contactar, desde o início da sua profissão com a realidade profissional, permitindo-lhe observar a dinâmica médico-doente e, simultaneamente, conhecer melhor as especialidades médicas do seu interesse.

Apesar de todos os trâmites burocráticos que esta atividade acarreta, é possível concluir que a mesma se revelou bastante proveitosa para todos os inscritos, sendo que estes receberão um certificado de participação no estágio.

 

Outras actividades

Além de todas as atividades acima referidas, o Pelouro de Educação e Pedagogia colaborou com o Pelouro de Saúde e Comunidade, relativamente à realização da Formação para os Rastreios, bem como dos próprios. Este Pelouro contou, ainda com a participação do Pelouro de Comunicação e Informação tanto na divulgação das atividades, como na produção do cartaz respeitante à Tertúlia de Ginecologia e Obstetrícia.